Fonte: http://www.noticiasautomotivas.com.br/caso-meufocusquebra-com-o-inicio-de-uma-guerra-judicial/
Aos que ainda não conhecem o caso do www.meufocusquebra.com, comprei em 2007 um FORD FOCUS
GLX HATCH 2.0, tido como zero KM (posteriormente o vendedor deu a
entender se tratar de um carro de showroom), e que desde o princípio
apresentou os mais variados problemas, em sistemas fundamentais do
veículo, como suspensão, câmbio, condicionador de ar, etc. Todo o
histórico de problemas pode ser acompanhado no site.
De maneira geral, o carro nunca permitiu ao seu dono sentir o prazer, bem como nunca transmitiu a confiança,
de um carro zero KM, uma vez que foram constantes visitas à rede
autorizada da FORD DO BRASIL, salientando que TODAS as revisões foram
feitas na rede autorizada. O ápice de todo o stress sofrido pelo
proprietário foi em abril deste ano, quando o ar condicionado
simplesmente parou de funcionar e a FORD apresentou um orçamento de
quase R$10.000,00 (dez mil reais), para o qual deveriam ser trocados
compressor, evaporador, condensador, tubo compressor, mangueiras, etc.
Em suma, todo o sistema de ar condicionado do veículo
em razão de mau funcionamento do compressor e do mesmo jogar limalha de
ferro no sistema. Em janeiro de 2010, a FORD DO BRASIL, a contragosto,
em razão de um problema de vazamento de água no interior do veículo,
substituiu a caixa de ventilação do veículo, serviço avaliado em mais de
R$5.000,00 (cinco mil reais).
Para o problema de abril, no qual o ar condicionado parou de
funcionar, a FORD DO BRASIL, alegando que o veículo estava fora do prazo
de garantia e bastante rodado (a quilometragem era de 33.741 Kms em
mais de 3 anos), negou-se a efetuar o reparo, mudando de ideia após a
criação pelo proprietário de perfis nas principais redes sociais
(Facebook, Orkut, Youtube e Twitter), além da criação do site.
Este problema foi parcialmente resolvido 60 (sessenta) dias após a
constatação, tempo em que o ar condicionado ficou sem funcionar durante
uma das maiores temporadas de chuva dos últimos anos em Recife-PE. No
entanto, várias sequelas foram deixadas, principalmente, no painel do
veículo, avariado em razão das duas desmontagens e duas montagens (http://www.meufocusquebra.com/fotos/).
Eis que, cansado e receoso com os constantes problemas apresentados
pelo veículo, o proprietário acionou judicialmente a FORD DO BRASIL e a
EPC DISTRIBUIDORA (Ford Frei Caneca de São Paulo), em julho deste ano,
pelos danos materiais e morais sofridos.
No último dia 25/11 o juiz despachou solicitando às partes para se
manifestarem sobre interesse em conciliar, aguardando ainda a publicação
e intimação de ambos deste despacho. Eu sempre estive, mas a FORD DO
BRASIL até então não se mostrou aberta a conciliação. Aguardemos a
intimação e sua resposta para ver se a postura mudou. Sempre busquei
resolver o problema da melhor forma, até proposta de troca do veículo na
qual eu pagaria a diferença desde que eles me dessem um bom desconto
foi sugerida. Mas nada feito, e sequer resposta oficial da FORD DO
BRASIL eu obtive. Descaso total!
Relatados os fatos que esclarecem a questão, passo a comentar
sobre a questão das relações de consumo no Brasil, especialmente de
veículos. A qualidade dos nossos veículos está aquém de uma das maiores
economias do mundo e o 6º mercado mundial em vendas de automóveis.
Inclusive, tal fato foi recentemente comprovado pela Latin NCAP
(Programa de Avaliação de Carros Novos na América Latina), no qual os
testes confirmaram um alto risco de lesões fatais para os motoristas e
ocupantes. Receberam a nota mínima: Chevrolet Celta, Chevrolet Corsa
Classic, Fiat Novo Uno e Ford Ka . Os carros vendidos atualmente no
Brasil são comparados aos vendidos na Europa na década de 1990. Por lá
até os carros ditos “populares” são muito seguros.
E torna-se inevitável tocar no assunto qualidade dos veículos sem
falar em outro tema que tem frequentado os top de notícias automotivas
no Brasil: o Lucro Brasil. Estão na moda os quadros comparativos entre
os preços de um mesmo modelo vendido aqui e em outros países, como
México, Argentina e Estados Unidos. A diferença é absurda, e não há
carga tributária que justifique tamanha diferença, exceto, o famigerado
Lucro Brasil, temido e intocável pelas montadoras “nacionalizadas”
(Chevrolet, Ford, Fiat e Volkswagen). O tema se espalhou pelas redes
sociais. No facebook, a comunidade “Abaixo ao Lucro Brasil” (http://www.facebook.com/#!/lucrobrasil),
já conta com mais de 3.000 (três mil) membros, inclusive com
participação na audiência pública na Comissão de Fiscalização Financeira
e Controle da Câmara, ocorrida em Brasília no último dia 23/11.
O projeto de Lei nº 754/2011, de autoria do Deputado Hugo Leal do
PSC-RJ, que ainda tramita na Câmara, trata da substituição do carro novo
com defeito, e regulamenta que seja feita a troca do veículo com
defeito por outro idêntico ou de igual ou maior valor caso não esteja
mais disponível, ou ainda a restituição do valor pago, caso o mesmo
precise ser encaminhado à rede autorizada por mais de dez (10) dias
úteis. Caso este projeto fosse aprovado sem emendas, no meu entender, os
veículos comercializados no Brasil saltariam para os patamares
americanos e europeus. Em Massachussets/USA, existe uma lei semelhante
na qual se o seu veículo novo ou arrendado tiver um defeito substancial
que persita ou volte a aparecer depois de um número razoável de
tentativas de conserto (3 tentativas), você pode ter direito a reembolso
ou substituição do veículo. Tudo simples feito através de arbitragem. A
justiça pode ser acionada caso não exista um consenso, no entanto, a
multa por descumprimento da Lei de Veículos Novos pode lhe dar direito
ao dobro ou ao triplo dos danos registrados.
Enfim, em tempos de Black Friday brasileira abrindo a temporada de
caça ao consumidor e ao seu 13º, faz-se necessária uma reflexão profunda
sobre a posição do consumidor nestas relações de consumo. Nós
brasileiros, precisamos acordar para muitos problemas que nos assolam,
seja a corrupção diária estampada nos noticiários, seja para o Lucro
Brasil, etc.
Peço aos que acharem justas minhas reivindicações que divulguem, que
acessem o site, que adicionem os perfis nas redes sociais e enviem
e-mails aos contatos. Não me calarei diante de injustiças e se todos
tivessem atitudes semelhantes, uma coisa eu garanto: em Brasília não
teríamos escândalos diários. Por um Brasil mais justo!
Abraço.
André Santos.
Facebook: http://www.facebook.com/meufocusquebra
Twitter: http://twitter.com/meufocusquebra
Orkut: Meu Focus Quebra
Youtube: http://youtube.com/user/meufocusquebra
Site: www.meufocusquebra.com

Você sempre achou que os preços sobre os carros no Brasil são excessivos? Durante muito tempo, colocamos a culpa no governo, mas o que não sabíamos é que há três culpados, as montadoras que se apossam da quantidade enorme de lucro, o governo com sua alta carga de impostos e a falta de infra-estrutura e, por fim, VOCÊ, que aceita comprar um carro pelo valor que eles impõem. Agora é a hora de fazer jogo duro e não comprar carro, deixa eles se desesperarem, compra usado, não compra zero.
O preço não tem nada a ver com o custo do produto. Quem define o preço é o mercado”, disse um executivo da Mercedes-Benz, para explicar porque o brasileiro paga R$ 265.00,00 por uma ML 350, que nos Estados Unidos custa o equivalente a R$ 75 mil.
“Por que baixar o preço se o consumidor paga?”, explicou o executivo.
“Por que baixar o preço se o consumidor paga?”, explicou o executivo.

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